Esta é a proposta que o Fórum das Américas apresentará em conferência do MIT

07/03/2012

Campinas desponta no cenário internacional como o mais importante polo de tecnologia do País. Com papel central no desenvolvimento de conhecimento e inovação, a cidade se gabarita para abrigar importantes projetos.

O presidente do Brasilinvest e do Fórum das Américas, Mário Garnero, vai apresentar no XV MIT (Massachusetts Institute of Technology) Latin America Conference, que ocorrerá no próximo sábado, em Boston (Estados Unidos), o projeto “Campinas: Capital Tecnológica dos BRICs”.

O evento é uma iniciativa do grupo brasileiro e do instituto norte-americano, que é um ícone mundial na difusão de conhecimento. O presidente do Brasilinvest destacou que o MIT é o principal centro mundial de tecnologias de ponta, com ampla aplicação social.

“É por isso que pretendemos na ocasião da XV MIT Latin America Conference fazer referência pioneira ao projeto, a ser liderada pelo cientista médico Gustavo Godoy e pelo empresário Fernando Garnero, especialista em desenvolvimento sustentável e um dos formuladores do programa Campinas+21”, afirmou.

Garnero salientou que a conferência é uma grande oportunidade para apresentar o potencial de Campinas como polo de alta tecnologia e de conhecimento.

“Ter o MIT em parceria com o Brasilinvest e o Fórum das Américas reunindo grupo tão extraordinário é uma grande oportunidade de expansão para a América Latina e o Brasil no cenário internacional. E Campinas, com sua reconhecida vocação tecnológica, tem tudo para catalisar este processo de agregação de saber e de valor”, disse.

Campinas e região possuem relevantes centros de pesquisa e universidades que agregam valor ao parque científico e tecnológico local. A cidade tem instituições que são referências como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o CPqD, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron e Centro Nacional de Biociências.

Há ainda inúmeras empresas de alta tecnologia em diferentes segmentos como tecnologia da informação, informática, biotecnologia e petróleo e gás. A cidade é um dos destaques da delegação brasileira que está presente nesta semana na CeBIT, maior evento de negócios e conferências da área da tecnologia da informação (TI) e comunicação, que ocorre em Hannover, na Alemanha, e que foi aberta com a presença da presidente Dilma Rousseff.


Evento

A tradicional MIT Latin America Conference congrega autoridades governamentais, empresários e acadêmicos. O evento vai contar com a presença de 700 pessoas que vão debater temas concernentes a América Latina. Em uma década e meia, a MIT Latin American Conference se transformou em referência ao reunir os líderes mais influentes da América Latina. O encontro é organizado pela Brasilinvest (pioneira agência privada de desenvolvimento do Brasil), o “think-tank” Fórum das Américas e a MIT Sloan School.

A escola de negócios do MIT é uma das principais fontes mundiais de inovação em tecnologia, administração de empresas e políticas públicas. A conferência que ocorrerá em Boston terá entre os oradores: Michel Temer, vice-presidente do Brasil; José Maria Insulza, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA); Roger Agnelli, ex-presidente da Vale; Rodrigo Botero e Miguel Rodriguez, respectivamente ex-ministros da Fazenda da Colômbia e da Venezuela; e Gabriel Chalita, deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo.

No evento, também estarão presentes David Schmittlein, reitor da MIT Sloan School; Cândido Vaccarezza, líder do governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados; e os deputados federais Jorge Tadeu Mudalen e Arnaldo Jardim. O fato do evento levar a assinatura do Brasilinvest, do Fórum das Américas e do MIT mostra a importância da América Latina.

O grupo brasileiro destacou que o MIT é ícone do conhecimento global e o berço de algumas das mais avançadas iniciativas tecnológicas do mundo, dentre elas o MediaLab, fundado por Nicholas Negroponte, considerado um dos pais da Revolução Digital.

Segundo o grupo, a estimativa é que o MIT seja a principal fonte de patentes e propriedade intelectual para universidades e empresas americanas. No quadro de professores e pesquisadores há mais de 60 pessoas que já receberam o Prêmio Nobel em diferentes áreas como Física, Química, Economia e Medicina.


Fonte: Correio RAC

Fórum das Américas
forumamericas@forumamericas.org.br
+55 11 4440.2392
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites/ Site/ Criar Site/ Sites/ Site para empresas/ Desenvolvimento Web