Encontro internacional debate agricultura e sustentabilidade

Workshop em Campinas terá participação de especialistas de vários países

06/05/2012

Workshop “Meteorologia para uma agricultura sustentável”, será realizado amanhã e terça-feira, a partir das 8h30, no Hotel Vitória, para discutir as lavouras em um cenário de mudanças climáticas em evolução acelerada. O foco também estará voltado para a comunicação como ferramenta para uma rápida disseminação de informações essenciais, divulgação de aperfeiçoamentos tecnológicos e melhoria de ações. O evento terá participação de autoridades e professores universitários de diversos países que irão se reunir em Campinas.

Entre eles, está o ministro de Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, Corrado Clini, a secretária de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e representante permanente do Brasil para a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Antonio Divino Moura, o diretor da divisão de Meteorologia Agrícola da OMM, Robert Stefanski, o secretário de Recursos Hídricos do governo do Estado de São Paulo, Rogério Meneses, e outros especialistas renomados.

Serão quatro mesas de discussão ao longo dos dois dias. Os temas que serão colocados em pauta são: “Introdução aos Produtos e Serviços Meteorológicos e a importância para uma agricultura sustentável”; “Apoiando as Atividades e Serviços Agrometeorológicos”; “Sistema de Redes Climáticas de Apoio para o Fornecimento de Serviços e Produtos” e “Sistemas de Apoio à Decisão para Serviços Agrometeorológicos – Importância e Exemplos para Diferentes Plantações e Usuários”.

Para o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Orivaldo Brunini, não será apenas a segurança alimentar o ponto a ser discutido, mas sim a segurança hídrica. Ele explicou que, nos próximos 50 anos, esse deve se tornar o principal problema não só para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Estado de São Paulo ou Brasil, mas para o mundo todo. “Há estudos para ‘tolerância seca’, preservação de recursos hídricos, manejo de mananciais adequados para se evitar assoreamento e perda de água potável. É preciso estar atento à forma como o processo urbanístico pode afetar a reserva de água de outros sistemas de toda uma região. Se fala muito em segurança alimentar, mas já começa a se falar muito também na segurança hídrica”, afirmou.

O empresário e presidente do Brasilinvest, Fernando Garnero, que apoia o evento, falou da relevância da meteorologia para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. “Teremos aqui grandes especialistas do mundo todo. O Brasilinvest apoia essa ideia por entender que as ideias e metas para este tema devem sair daqui de Campinas, pois entendemos que é aqui que deve funcionar o centro nervoso de debate sobre sustentabilidade no País. Ao final, será produzido um documento final com opiniões e diretrizes para se ter uma agricultura mais produtiva e sustentável, não só em Campinas, mas no Brasil todo e até fora”, disse Garnero.

De acordo com Brunini, nos últimos 20 anos, se verificou umdeslocamento da estação chuvosa no Estado de São Paulo e é preciso avaliar se trata de um processo contínuo ou apenas uma variabilidade climática. No evento ele irá apresentar estudos das consequências que isso pode ter. “O workshop é importante para trazer ferramentas e ações que ajudem como levar informações para o produtor rural para que ele possa desenvolver uma agricultura sustentável tanto no cenário climático atual como no de mudanças.”

O evento, com início às 8h30, tratará de temas ligados à meteorologia, clima, comunicação, tecnologia e sustentabilidade, tem o apoio do Fórum das Américas, do Ministério de Ambiente, Terra e Mar Italiano, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), do Fundag e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e do Grupo RAC.


Fonte: Correio Popular

Fórum das Américas
forumamericas@forumamericas.org.br
+55 11 4440.2392
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites/ Site/ Criar Site/ Sites/ Site para empresas/ Desenvolvimento Web