notícias

11/12/2014

Itamaraty sugere grupo de trabalho multilateral para viabilizar rota Bioceânica

O Embaixador João Carlos Parkinson de Castro, representante do Ministério das Relações Exteriores nas negociações a respeito da Rota Bioceânica, informou ao senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) que os governos do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil devem formar em breve um grupo de trabalho multilateral, para deliberar sobre os pontos básicos de um acordo que vise à construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, bem como, ampliação da calha profunda do Porto de Iquique e outras providências adicionais. 

O embaixador disse que irá a Santiago (Chile) para uma reunião de trabalho e solicitou o apoio de Figueiró para convidar também o secretário de obras do Estado e do Prefeito de Porto Murtinho. A reunião deve ocorrer em fevereiro, em razão da posse do Governo do Estado em janeiro e da necessidade de dar tempo para capacitar o novo secretário a debater a questão. 

“Vamos conquistar efetivamente o comércio com o mercado do oriente com a rota Bioceânica. A participação de Mato Grosso do Sul nestas negociações é interessante dada à importância do empreendimento para o nosso Estado”, disse Figueiró.

Fonte: Jornal Dia